Um novo mapa para o Plano QUERO

Esse será um post curto para que todos tenham um bom carnaval. Entendam como um presente de início de ano.

Desde que reativei o blog no ano passado, o maior foco foi tornar público os avanços do Plano QUERO. O projeto ficou muito marcado por propostas para o metrô e, pelo contraste com a situação atual, sempre pareceu um sonho distante. Desde que apresentei a nova versão do sistema de transportes, estou tentando explicar que outros modos de transportes também devem fazer parte da discussão e que outros fatores são muito relevantes.

Todo esse esforço para aperfeiçoar o projeto foi dedicado para superar a perspectiva pessimista de como planejar o futuro das cidades. Eu acho que estamos admitindo a derrota rápido demais, o que acaba refletindo num urbanismo que para mim é, francamente, medíocre. Estamos aceitando migalhas. Desde a expansão do metrô para a Barra, nas Olimpíadas, praticamente nada foi construído em termos de infraestrutura de transportes. O pouco que se fez foi fracassar em diversas tentativas para instalar o trecho na Gávea, uma mísera estação na Zona Sul que teria um papel desconhecido na operação do metrô. O sistema de trens urbanos, que renderia duas linhas para um sistema unificado de metrô com pouco esforço, sofreu um grande revertério, a ponto de termos que comemorar um contrato emergencial de permissão em vez do total colapso e de uma consequente desativação. Mal conquistamos um corredor BRT na Avenida Brasil.

Então, o que falta para as coisas finalmente darem certo? Não há uma única resposta, mas, no meu entendimento, se conformar com a impotência do planejamento urbano não é uma opção. Interpretar qualquer solução que seja um pouco mais ambiciosa como simplesmente uma utopia, algo inalcançável no cenário brasileiro, não é produtivo. Essa é a principal motivação para fazer do Plano QUERO um programa capaz de apoiar uma expansão massiva de infraestrutura urbana. Para garantir que tal transformação seja viável, o projeto teve que abranger questões além do transporte. Foi necessário propor instrumentos de financiamento, elaborar diretrizes urbanísticas e confabular sobre as consequências do uso do solo, da habitação e do desenvolvimento.

Meu ponto é que faz tempo que o que é proposto aqui não é só um novo sistema de metrô. O mapa que postei no final de junho não incluía os outros modos de transporte, então nos últimos três meses me esforcei para desenhar um novo diagrama que fizesse maior justiça à visão do Plano QUERO. Volta e meia, uma pessoa de uma região mais periférica conhece o projeto pela primeira vez, fica decepcionada e comenta que o bairro dela não está no mapa, sendo que muito provavelmente há algum corredor não representado por ali. Um novo mapa deve resolver toda essa confusão. Já estou me alongando mais do que pretendia, então vou mostrar o resultado.

Detalhe de um mockup do mapa da campanha do livro Quadros Urbanos, apresentando a rede de transportes do Plano QUERO na área central da Região Metropolitana do Rio de Janeiro

O mapa se inspira, como sempre, no tube map de Londres, com elementos clássicos como o visual angular e a geometria esquemática. Dessa vez, também me inspirei nos estilos de Paris, mais especificamente no mapa da RER, para representar diferentes modos de transporte. O novo diagrama está, claro, na homepage do blog. Contei com a ajuda da Natasha Lomonaco para simular os mapas em tamanhos reais, que estão ilustrando esse post.

Mockups do mapa da campanha do livro Quadros Urbanos. Um pôster tamanho A2 e um mapa tamanho A3 parcialmente enrolados mostram o diagrama da rede de transportes completa do Plano QUERO, contra um fundo laranja.

No último post comentei que começaria uma campanha de financiamento para publicar o livro que contém o Plano QUERO. A ideia é que esses mapas, em versão física, sejam recompensas para algumas faixas de apoio. Derrapei bastante durante os últimos meses porque tive que equilibrar isso com todas as atividades pesadíssimas da reta final do meu doutorado. Agora tudo parece muito próximo de acontecer! A plataforma no site Benfeitoria está pronta e os últimos detalhes estão sendo preparados para lançar a campanha. Enquanto isso, sigam o QUERO Metrô no Twitter e no novíssimo perfil no Instagram.

Tenham um bom carnaval! Curtam com moderação, etc., etc.

Deixe um comentário