O Projeto

Esse é um lugar voltado para divulgação, discussão e centralização de propostas para a melhoria definitiva do sistema metroviário carioca. Os pensamentos mais recentes são apresentados no blog.

O projeto total idealiza cerca de 315 estações distribuídas em 12 linhas, sendo que sete delas seriam completamente novas:

Deodoro – Carioca
Rodoviária – Recreio Shopping
Ribeira – General Osório
Cocotá – Alvorada
Araribóia – Largo da Batalha
Fundão – Jardim Sulacap
Bosque Marapendi – Vilar dos Teles

Além de buscar otimização da disposição atual, criação de 49 estações para as atuais linhas, Saens Peña – General Osório e Pavuna – Botafogo, e modernização das linhas da Supervia, Ramal Deodoro, Ramal Saracuruna, Ramal Belford Roxo e variantes, integrando-as no mesmo sistema.

Clique na imagem abaixo para conferir em melhor resolução a última versão do tube map, um esquema comum para exemplificar sistemas de metrô.

Parece utópico, mas não é bem assim.

Ou escolha visualizar no próprio mapa no Google Maps:

259 Respostas para “O Projeto

  1. A Cidade de Deus está fora?, o brt eu até entendo…,mas metrô….. Qualquer dia os construtores vão começar a comprar…, é uma região bastante cobiçada e imagina o lucro, vão chamar de barra 2 ou qualquer coisa do gênero …Enriquecemos as empresas de ônibus e agora nos deixaram na mão, aqui não tinha nada só mato e barro quando a viação redentor começou, graças aos moradores da Cidade de Deus (com todas as suas mazelas) está empresa de ônibus está aí entre as maiores do ramo, será que o prejuízo causado(que eles devem ter alegado) não compensa?. Jacarepaguá era resumida em Cidade de Deus. Ainda assim vão deixar um projeto pre pronto para uma estação na praça da Cidade de Deus quando assim lhes for favorável.

  2. Ligação entre Gávea e Uruguai já!

  3. Fechamento do anel Uruguai x Gávea já!

  4. O que eu tenho a dizer é uma coisa simples. Se esse vagabundos não roubassem tanto é se tivesse real interesse na população, isso já estaria meio caminho andado. Mas como só pensam no próprio bolso e na propria barriga, isso tá longe de acontecer e de dar valor ao criador desse mapa, que no meu ver, fez o máximo pra alcançar os lugares mais necessitados como a baixada fluminense, Niteroi e zona oeste. Parabéns pelo seu esforço e dedicação e aí vai um TAPA BEM GRANDE na cara desses políticos que só roubam e pensam que fazem muito pelo estado ou país.

  5. Eu acho impressionante o descaso que o governo estadual tem pela Baixada, pois o metrô tem esse nome, justamente para abranger a região metropolitana, e não faz nada para isso. Um exemplo clássico é São João de Meriti, pois a distância entre Pavuna e o centro desse município não chega a 1 km, e o governo estadual não se mobiliza para atender essa grande proporção populacional. Enquanto isso, empresários de ônibus lucram em cima da população, não provendo a estrutura necessária para uma boa mobilidade urbana.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s