Opções para a Linha 6

Está ocorrendo uma grande reformulação no projeto, com ajustes nos traçados das linhas para haver uma flexibilidade com outros meios de transporte. Apesar disso, o propósito de cada linha não mudou muito.

Para não confundir muito os leitores, não vai ser possível mostrar tudo de uma vez só como fiz anteriormente. Como no último post, sobre a Linha 4, tentarei explicar tudo de uma forma homeopática. Mais ou menos trecho por trecho.

Nesse post, o assunto é a Linha 6 que conectaria Jacarepaguá, o Subúrbio e a Ilha do Governador transversalmente, ligando as linhas de trem e metrô que já existem. Isso já é muito importante para toda a malha metroviária.

Muitas pessoas alegam que Transcarioca e Transbrasil, corredores de ônibus nessas regiões, poderiam ameaçar a construção de tal linha. É quase certo que no futuro algum político descartará a necessidade de metrô, já que existiria o corredor. Isso é uma mentira, provada por estudos de demanda.

Transcarioca: sinônimo de complicação?

Recentemente pensei em novas possibilidades para a Linha 6, levando em consideração a população necessitada e também a integração com os BRTs, corredores de ônibus, que serão construídos. As três possibilidades seriam:

  • Irajá – Cordovil: essa é a opção que mantive quase em todo o projeto, já que havia refletido apenas no custo do trajeto;
  • Irajá – Penha Circular: esse é um trajeto muito semelhante ao Transcarioca. Provavelmente o que atenderia mais pessoas, porém seria concorrente ao corredor de ônibus;
  • Colégio – Parada de Lucas: apesar de ser um pouco afastado da maior demanda, poderia conversar muito bem com os corredores.

A opção que mais achei conveniente foi a terceira. Poderiam haver grandes estações intermodais no Trevo das Margaridas e no Trevo das Missões ligando o corredor Transbrasil e uma ligação com o Transcarioca nas estações Madureira ou Otaviano. No futuro, a linha 6 também poderia englobar, através de um segundo ramal, o BRT Transcarioca no trecho da minha segunda possibilidade: Largo do Otaviano até o Galeão.

Outro motivo para essa escolha foi o modo muito mais suave que a linha se ligaria ao Aeroporto Internacional, evitando paralisação ou limitação desse modal tão importante para o funcionamento da cidade. Como a linha chegou de uma maneira diferente na Ilha do Governador, decidi também flexibilizar a Linha 3. Duas linhas de metrô seriam suficientes para atender todo o território da Ilha.

Assim poderia ser o metrô da Ilha

Gostaria de pedir desculpas aos leitores – não estou conseguindo arranjar tanto tempo para postar no blog e explicitar todas as idéias. Continuem acompanhando o blog e o twitter. Continuem divulgando, corrigindo os erros e sugerindo idéias. Só com uma força grande conseguiremos obter resultados!

Anúncios

3 Respostas para “Opções para a Linha 6

  1. Vou adicionar essa informação da baldeação com o BRT da Via Light à Linha 6.
    Um problema da linha que você propôs é que ela é muito mais sinuosa do que a atual do Quero Metrô. Por exemplo, os trechos Aeroporto – Vigário Geral – Irajá e Taquara-Freguesia. Isso foi uma das preocupações na última atualização: deixar as linhas mais retas e eficientes.
    Mas mesmo assim a sua linha não é tão diferente do que a do blog. Ambas tem o mesmo propósito.

    Obrigado pelas visitas freqüentes, um abraço!

  2. Sou a favor desta linha 6, pois o BRT da Brasil não suportará, assim como a Transcarioca, o ideal seria esta linha começando no Aeroporto, passando por Caxias, e passando pelos vbairros de Vigário Geral, Jardim América, Irajá (onde haveria duas estações), Rocha Miranda, Turiaçu, Madureira, Campinho, Valqueire, Tanque, Taquara, Freguesia, Cidade de Deus e Alvorada. sendo que em Turiaçu haveria integração com o BRT da Via Light, que ninguém citou

  3. Pingback: Linha Turística, Anel Leste e outras novidades | Quero Metrô!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s