Informações sobre a Atualização

Gostaria de ser o mais transparente possível aqui. Logo, vou esclarecer algumas pequenas, porém necessárias, mudanças no projeto. Peço também um pouco de paciência, já que o setor “Linhas” estará em ‘obras’.

Por um considerável tempo refleti sobre a linha 7 (Pedra de Itaúna – Edson Passos), um pouco motivado por algumas críticas. Sempre concordei com tais afirmações: a linha estava longa demais e seria de certa forma loucura descartar a ligação do Ramal Saracuruna, do qual se aproveita trechos.

Mas sempre fiquei desconfortável ao ver como única alternativa usar o atual ramal parador da Supervia paralelo à minha linha, já que se englobasse como linha do meu metrô, haveria um corredor de baldeações múltiplas entre a Mangueira e a Praça da Bandeira, que, diga-se de passagem, existe atualmente. Por isso descartei por tanto tempo a sugestão de muitos.

Novo Trecho

Recentemente, tive a ideia de quebrar a linha em duas na estação Luiz Gonzaga e estender as duas linhas um pouco: a que vem da Tijuca até o Caju e a que vem de Manguinhos até a Central. Desse modo, se eliminaria o único revés possível, fazendo um equivalente ao ramal Saracuruna com o final levemente modificado, e, de quebra, dando uma razão mais forte para uma outra linha por dentro de São Cristóvão.

Abracei a ideia, que junto com as linhas equivalentes aos ramais Japeri e Santa Cruz vão tornar o projeto um pouco mais coeso com a realidade, dando perspectiva para ramais expressos mais eficientes, sobre os quais postarei em breve.

Além da divisão da linha 7, resolvi dar uma recauchutada em toda a malha. Modifiquei a linha “Uruguaiana – Santa Cruz/Comendador Soares” no Centro, favorecendo uma curvatura menos complicada. Eliminei do sistema algumas estações, todas essas para ajustar o traçado. A linha 7, especificamente, tornou-se mais objetiva no caminho Baixada – Zona Oeste, mesmo que uma parte seja opcional.

As cores e numeração também mudaram para compatibilizar projetos conhecidos por interessados e governo. As linhas 1, 2, 3 e 4 não sofreram mudanças. Só não troco a cor da linha 4 de vermelho para cinza porque já estabeleci cinza como cor padrão para trechos opcionais. A tabela seguinte pode esclarecer tudo quanto a isso:

O trecho “Campo Grande – Santa Cruz” tornou-se opcional porque não se encontraria uma frequência de trens compatível com uma súbita baixa de demanda em Campo Grande. Por outro lado, o trecho “Curumaú – Realengo” deixou de ser opcional. Como deixei claro no post Trechos Opcionais, esse trecho daria uma outra justificativa à linha 9 (na nova versão, linha 10). Percebi que esse é um modo curto, e nem tão complicado de juntar Realengo, Jacarepaguá e Barra.

Além de tudo isso, 3 estações mudaram de nome: Carioca/Castelo se tornaram apenas uma estação Carioca, Praça XV tornou-se Castelo e Downtown se tornou Città America.

Tudo pode ser resumido pela imagem da versão 8.3 com traçados ajustados destacados em vermelho e novos nomes destacados em azul:

Pequenos Reparos

Anúncios

2 Respostas para “Informações sobre a Atualização

  1. Meu caro, diante da inércia dos nossos governantes, do desvio de verbas etc etc etc, não seria melhor nos concentrarmos nas linhas que já estavam previstas desde os anos 70? A linha 4, saindo do cebolão, pegando humaitá, laranjeiras, carioca e por fim Praça 15 (nesta que seria um Hub de Barcas, Santos Dumont, metro Niterói), A término da linha 1, Uruguai, usina, Jd. Boânico, gávea leblon e ipanema) A continuação da linha 2, estácio, lapa, carioca) e finalmente a linha para Niterói e São gonçalo…depois que isto estiver pronto….pensemos em outras alternativas….até pq muito do que vc propôs não existe a mínima viabilidade técnica econômico-financeira

  2. Pingback: Opções para a Linha 6 | Quero Metrô!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s